Enxaqueca infantil existe, saiba como saber se seu filho possui
Os pais sempre se preocupam com a saúde dos filhos, mas muitas vezes é complicado entender e cuidar do problema, pois crianças costumam ter dificuldades de relatar o que estão sentindo. Dentre os vários possíveis problemas na infância, está a enxaqueca infantil, também conhecida como cefaleia infantil.
A sociedade Internacional de Cefaleias define enxaqueca infantil como dores constantes em uma parte específica da cabeça com pouca variação, de forma recorrente e que dura, ao menos, quatro horas. Também pode ter náuseas, dores abdominais, vômitos, e problemas com barulhos, odores e claridades. Esses são os principais sintomas da enxaqueca infantil, principalmente presentes em crianças de colo e que não se comunicam de forma clara ainda.
O diagnóstico é realizado em consulta, mas como o paciente, que neste caso é uma criança, pode não saber relatar todos os sintomas, os pais precisam ficar de olhos abertos se o filho apresenta alguma dessas características.
A desmotivação para fazer atividades divertidas, histórico da doença na família, mãos levadas constantemente à cabeça por alguns dias em curto espaço de tempo e, claro, o próprio relato da criança, precisam ser analisados com cuidado. O tratamento depende muito do motivo da cefaleia infantil, por isso é essencial que seja feito exames para apontar como tratar cada paciente.