O número de pessoas afetadas por doenças aumenta gradativamente todos os anos. Uma situação que pode ser explicada pelas condições de vida da população. Estudos recentes sugerem que, em 2025, metade das pessoas em todo o mundo irá sofrer de qualquer tipo de manifestação alérgica. Sabe-se que 70% dos doentes alérgicos apresentam limitações na vida cotidiana decorrentes da doença. Por outro lado, 80% dos doentes recebem algum tipo de tratamento para a alergia, mas mais de um terço não está plenamente satisfeito com a terapêutica, quer pelos resultados insuficientes, quer pelos efeitos adversos por esta provocados.
As alergias são reações que ocorrem apenas em certas pessoas, nas quais partes do seu organismo reagem com intensidade a certas substâncias. A maioria das pessoas entram em contato com animais, com pó, etc., e essas substâncias não lhes causam dano. Mas, se um ela for alérgica a uma ou mais dessas substâncias, sofrerá um conjunto de reações diversas.
Na rinite alérgica, o organismo é hipersensível a determinadas substâncias naturais que existem no ar que respiramos; e a primeira zona de contato do organismo com esses alergênicos é a mucosa nasal.
A rinite é a doença alérgica mais comum em todo o mundo, afetando um quarto da população mundial.