Como é a Doença de Chagas?

Você já ouviu falar da Doença de Chagas? É uma doença infeccionada causada por um protozoário parasita, que entra no sangue a partir do ferimento da picada dos barbeiros e chupões, também conhecidos por triatomas.
Estes barbeiros se alimentam do sangue e se contamina quando suga o sangue de animais mamíferos infectados ou até mesmo de outros humanos. Uma vez no tubo digestivo do barbeiro, o parasita é eliminado nas fezes junto ao ponto da picada, quando sugam o sangue humano. A Doença de Chagas também pode ser contraída no contato que ocorre na vida intra-uterina por meio de gestantes contaminadas, de transfusões sanguíneas ou acidentes com instrumentos de punção em laboratórios.
“O mal de Chagas” é caracterizado por duas fases: a aguda e a crônica. Logo após a picada do barbeiro e da transmissão da doença, a área picada se torna vermelha e endurecida, normalmente acompanhada de íngua próxima à região. Após o período de incubação, cerca de 1 semana, ocorre febre, ínguas por todo o corpo, inchaço no fígado e baço e vermelhidão no corpo. Nos casos mais graves da Doença de Chagas, pode ocorrer inflamação do coração com alterações do eletrocardiograma, e até inflamação das camas de proteção do cérebro e inflamação do mesmo. Os casos fatais, que são raros, ocorrem nesta parte da inflamação.
A doença, mesmo sem tratamento, vai se acalmando depois de alguns meses e a pessoa contaminada pode permanecer muitos anos sem sintomas. O tratamento normalmente é com medicação forte e pode durar de três a quatro meses.