A nevralgia, também conhecida por neuralgia, são irritações ou danos que acontecem nos nervos, que causam dor intensa, incessante e ajuda. Existem diversos tipos de nevralgia, mas só duas formas de serem caracterizadas. A primeira forma é a central, que acomete a medula espinhal ou cerebral, e a segunda é a periférica, que acontece em torno das centrais.
Diabetes, uso de medicamentos, infecções como HIV e sífilis, pressão nos nervos por ossos e tumores próximos aos vasos sanguíneos, porfiria, insuficiência renal crônica e trauma, são algumas das coisas que podem causar a nevralgia.
A doença pode surgir em qualquer fase da vida, mas os idosos são os que mais sofrem com ela. Realizar cirurgias ou sofrer acidente são fatores de risco, assim como pessoas que tenham sistema imunológico fraco.
Os principais sintomas são as dores fortes e agudas, que pioram ao toque. O nervo atingido também se torna mais fraco, podem causar paralisia na área afetada. Dores do dente, na testa, no globo ocular e sensação de queimação também podem ocorrer. Além disso, é comum ter ausência de suor, emagrecer rapidamente, aumentar a sensibilidade, a região inchar e ficar vermelha, entre outros.
O tratamento existe e deve indicado pelo médico responsável. A primeira fase costuma ser aliviar a dor e, após controlar e reverter a doença. Em alguns casos, a cirurgia é necessária para remover a pressão sobre o nervo.