É saboroso, faz parte de nossas vidas e faz bem à saúde: prazer, meu nome é cacau

O Cacau e seus produtos derivados como o chocolate são uma das principais fontes naturais de flavonoides, substâncias de grande importância para a saúde.

Ao longo das últimas décadas, o cacau tem sido o foco de muitas pesquisas. Os efeitos cardiovasculares do cacau e do chocolate têm sido amplamente investigados. Alguns estudos tratam ainda de outros efeitos benéficos, tais como o efeito antioxidante, anti-inflamatório, neuroprotetor, entre outros.

O cacau é nativo da região amazônica e foi historicamente considerado uma cultura muito importante na América Central e na America do Sul. Os grãos de cacau eram tão apreciados que as tribos nativas usavam como uma forma de moeda. Seu nome significa “comida dos deuses”.

Os povos antigos da América Central, os Maias e os Astecas, acreditavam que esta planta poderia transmitir imortalidade. Devido a essa crença, o consumo de cacau era geralmente reservado para a realeza, guerreiros e outras pessoas da alta sociedade.

Enquanto os espanhóis estavam explorando as Américas no século XVI, o cacau estava sendo introduzido na Europa. Embora inicialmente consumido pela elite europeia, o cacau rapidamente se espalhou pela população mundial. O produto mais conhecido do cacau, o chocolate, teve suas origens na Europa.

VALOR NUTRICIONAL DA FRUTA CACAU

O cacau é rico em sais minerais, como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, manganês e cobre. E é uma excelente fonte de potássio, selênio e zinco, ao mesmo tempo em que fornece ao organismo carboidratos, proteínas e fibras alimentares.

BENEFÍCIOS DO CACAU

Melhora na pressão sanguínea – Estudos apresentaram positivas mudanças na pressão arterial como consequência da utilização de produtos feitos à base de cacau. Por ser rico em flavonoides, o cacau contribui para a diminuição da pressão arterial e para uma maior flexibilidade dos vasos sanguíneos.

Prevenção contra o câncer – O cacau demonstrou efeitos positivos na inibição do crescimento de células cancerosas sem afetar o crescimento de células saudáveis normais.

Estudos forneceram evidências sobre as qualidades quimiopreventivas e antiproliferativas exercidas pelos flavonoides presentes no cacau. Esses efeitos curativos se mostraram extremamente valiosos no tratamento de vários tipos de câncer, incluindo câncer de cólon e câncer de próstata.

Prevenção da diabetes – O consumo de cacau mostrou-se eficiente na regularização dos níveis de açúcar no organismo auxiliando no metabolismo da glicose.

Um estudo confirmou que o cacau exerce ação antioxidante auxiliando em alguns problemas de pessoas diabéticas a longo prazo, tal como nefrotoxicidade diabética. A nefrotoxicidade tem fundamental atuação no diabetes mellitus e é a grande causa de doenças renais graves. Os radicais livres intensificam essas complicações promovendo o estresse oxidativo, acarretando dano celular e tecidual.

Controla os níveis de colesterol no sangue – Um estudo apresentou as eficácias hipoglicêmicas e hipocolesterolêmicas do cacau, ou seja, diminuem os níveis de glicose e colesterol, respectivamente, no sangue.

Uma dieta contendo cacau também mostrou redução nos níveis de triglicerídeos e um crescimento visível nos níveis de colesterol HDL (o chamado colesterol bom).

Mas, fica aquele alerta. Para que você consiga o melhor do cacau, é indicado comprar barras de chocolate com 50% ou mais, quanto maior a porcentagem, melhor ele será para o organismo e menos quantidade de açúcar terá.