Como a qualidade de vida pode combater a hipertensão
Controlar a pressão arterial não é o único caminho para prevenir a hipertensão. Proteger órgãos diretamente ligados ao problema, como coração, cérebro e rins, prevenindo lesões cardiovasculares, é tão importante quanto reduzir a pressão arterial de forma efetiva.
Os eventos cardiovasculares são a principal causa de morte no País (34%). Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão é o principal fator de risco para esses males, sendo que 30 milhões de brasileiros sofrem com a doença, apesar de quase metade não ter recebido o diagnóstico. De acordo com as estatísticas, a hipertensão afeta 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais. No total da população adulta, o percentual de hipertensos é de 30%.
Há evidências de que os exercícios e a alimentação balanceada reduzem a pressão de 20% dos hipertensos, o que é um dado importante, mesmo que os 80% restantes precisam associar estas mudanças no estilo de vida ao medicamento.
A pressão arterial pode oscilar um pouco mediante diferentes situações, mas é importante que o paciente tenha sua pressão controlada ao longo das 24 horas. Ter grandes oscilações da pressão é prejudicial à medida que, se isso ocorrer com alguma constância, os vasos sanguíneos podem ser lesionados e levar a consequências mais sérias, como AVC ou infarto.
CONTROLE OS SENTIMENTOS
Fuja de problemas que prejudiquem seu estado emocional e evite situações que te causam estresse, pois as emoções interferem na pressão arterial.
CUIDA DA ALIMENTAÇÃO
Como o excesso de sal é um inimigo para a saúde do coração, reduza a quantidade dele nas suas refeições, aumente a porção de frutas, verduras e legumes e dê preferência às carnes magras. Consulte o seu cardiologista ou nutricionista para que possam te auxiliar na busca por uma alimentação equilibrada e saudável. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os brasileiros consomem, em média, duas vezes mais sal que o recomendado.
NÃO FUME
O tabaco e demais substâncias do cigarro são tóxicas e elevam a pressão arterial. Por isso, os especialistas recomendam parar de fumar para ter uma vida saudável.
EXERCITE-SE
Caminhadas moderadas e outros exercícios aeróbicos são indicados para pessoas hipertensas, pois ajudam a aliviar o estresse e melhoram o sistema pulmonar e cardiovascular. Mas, antes de iniciar sua atividade física, verifique com o seu médico para saber qual a quantidade e a frequência corretas, evitando, assim, possíveis lesões e problemas de saúde.
NÃO UTILIZE BEBIDAS ALCOÓLICAS
O consumo de bebidas alcoólicas também prejudica quem tem hipertensão, principalmente os hipertensos que fazem uso de medicamentos. Evite essas bebidas e substitua por sucos, por exemplo.