Já ouviu falar de Angiodema? É uma doença que se caracteriza por um inchaço parecido com a urticária, que chega a coçar e aparentar uma pele avermelhada. A diferença entre angiodema e urticária, é que o primeiro acontece nas camadas mais profundas da pele, geralmente no lábio, em volta dos olhos, mãos, pés e região genital. De 10% a 20% da população mundial sofre com esse problema, independente do sexo e da etnia.
O angiodema tem várias causas, como medicamentos, hereditariedade, alergias, alimentos e até mesmo os fatores ambientais.
São vários os sintomas, mas normalmente a doença é simples e vem acompanhada do inchaço na parte afetada, sem dor e nem coceira, e dura até 3 dias. Em casos mais graves, porém, pode haver dor, dificuldade na respiração, sensação de calor, erupções cutâneas e até cólicas abdominais. O tratamento para os casos mais complicados é feito com remédios prescritos por seu médico.
Vale ressaltar a importância de não se auto medicar e nem interromper o tratamento receitado pelo médico, pois pode causar o objetivo contrário e agravar a doença.