O que é fisioterapia respiratório?

Muitas vezes não percebemos a importância, mas a fisioterapia respiratório pode ajudar a salvar uma vida ou a melhorar a qualidade de vida de um paciente. A poluição, por exemplo, é algo que pode afetar a saúde de forma drástica, principalmente de crianças e pessoas que já possuem problemas respiratórios. A fisioterapia atua nesta área com técnicas que resolvem e amenizam esses transtornos. São vários os procedimentos que recuperam a qualidade da respiração do paciente, promovendo a máxima funcionalidade e qualidade de vida para quem possui esse tipo de problema.
São várias as técnicas utilizadas, sendo manuais ou com aparelhos e sempre não invasivas, como exercícios de respiração pelo diafragma, sopros, exercício intercostais, tosse assistida, drenagem postural, entre outros.
O objetivo é melhorar a dinâmica respiratória e distribuir melhor o ar inalado pelo pulmão. Isso ajuda a remover secreções brônquicas e aprimorar a função dos pulmões.
A fisioterapia respiratória pode ser feita em paciente que está internado, que está se preparando para uma cirurgia em caráter preventivo e também em pessoas que precisam fazer tratamento para melhorar o condicionamento físico.