Não é novidade para ninguém que a campanha mundial Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar, informar e prevenir as mulheres contra o câncer de mama. Mesmo assim, precisamos falar e muito ainda sobre o assunto, afinal, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres.
Selecionamos alguns ‘toques’ eficazes para a prevenção. Afinal, quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o resultado do tratamento.
Faça o autoexame periodicamente: o autoexame é o momento em que você analisa seu próprio corpo em busca de qualquer coisa que fuja da normalidade. Em especial, irregularidades como caroços (nódulos) e manchas. Caso detecte algo de diferente, procure um médico e, mais importante, não entre em pânico, pois há grandes chances de se tratar de um nódulo benigno.
Diga não ao cigarro: não é só seu pulmão que sofre com o cigarro. Há diversos estudos que mostram que o tabagismo também aumenta as chances do surgimento de outros tipos de câncer, dentre eles, o câncer de mama . Se você não fuma, parabéns! Suas chances de desenvolver um câncer de mama já são quase 40% menores do que as das mulheres fumantes.
Consulta periódica com o ginecologista: mesmo com todas as orientações dadas acima, nada substitui a consulta médica com um especialista de sua confiança que conheça bem seu histórico clínico e familiar, bem como seu estilo de vida. Com estas informações, ele poderá estimar o risco de você desenvolver um câncer de mama e, juntos, vocês poderão criar uma estratégia para sua prevenção, dentre elas, a solicitação de exame diagnósticos. Se você já passou dos 40, deve fazer ao menos uma mamografia por ano . O exame é, inclusive, assegurado pelo SUS caso você tenha mais de 50.
Vida saudável: o câncer é uma doença multifatorial, cujas origens passam, inclusive, pelos hábitos diários. Alimentação saudável, sono em dia, diminuição do estresse, e atividade física não só diminuem o risco do desenvolvimento do câncer de mama como também melhoram a sua qualidade de vida.
Por mais difícil que seja cumprir todos estes itens, os benefícios de uma vida longa e livre do câncer com certeza valem a pena.