Saiba mais sobre a Leucemia

No Brasil, atualmente, a Leucemia é o 9º tipo de câncer mais comum entre os homens, e o 11º entre as mulheres. É uma doença maligna dos glóbulos brancos de origem, que tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substitui as células sanguíneas normais. A medula é o local em que se forma as células sanguíneas e que ocupa a cavidade dos ossos. Nelas, são encontradas células mães e precursoras, que originam os glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas.
A doença é classificada com base na velocidade de progressão e no tipo de células envolvidas, podendo ser aguda, crônica, linfocítica e mielógena. A leucemia tem origem de uma alteração genética adquirida, ou seja, não é hereditária. A divisão e morte celular passa a ser descontrolada e há, então, uma multiplicação exagerada de uma mesma célula, levando ao surgimento do câncer.
Tratamento anterior de câncer, distúrbios genéticos, expostos a determinados produtos químicos, fumo e histórico familiar com leucemia são os fatores de risco da doença. Os principais sintomas da leucemia são febre, fadiga, fraqueza, infecções frequentes, perde peso, manchas no corpo, sangramentos fáceis, dor nos ossos e transpiração excessiva. A cura depende de uma série de fatores, mas quanto mais rápido for diagnosticada, mais chances há de cura. Hoje em dia existem estratégias que podem ajudar a tornar o tratamento bem-sucedido.