Para se preparar para a cintilografia de perfusão do miocárdio é necessário suspender as xantinas (sendo a principal e a mais usada a cafeína) 24 horas antes do exame (café, coca-cola, chá-mate, chocolate etc… e até medicações que contenham cafeína, como a neosaldina e outros).
O traçador usado na cintilografia de perfusão miocárdica não é contraste, é um radiofármaco, sendo injetado um volume pequeno, que não causa reações alérgicas.
Embora não seja necessário o jejum, alguns médicos podem indicar uma alimentação laxativa e leve, apenas para garantir que a atividade intestinal não interfira com o resultado do exame. Assim, é muito importante falar com o médico antes de fazer o exame.
A cintilografia de perfusão miocárdica é indicada basicamente para avaliar a presença de isquemia miocárdica, indicando sua extensão e intensidade., detectando assim uma alteração coronariana. Avalia também a extensão da fibrose, provocada por infarto do miocárdico, assim como, se existe isquemia peri infarto.
O exame tem duas etapas : repouso e estresse.
No início, é administrado em repouso, via endovenosa, um radiofármaco, que chegará no miocárdio, concentrando-se nos miócitos, através do fluxo sanguíneo pelas artérias coronárias. Então são adquiridas imagens no equipamento (gama câmara de cintilação computadorizada), sendo evidenciado como esse radiofármaco está distribuído no miocárdio.
Posteriormente é injetado o mesmo radiofármaco, no momento do estresse, seja ele físico (teste ergométrico) ou farmacológico. São adquiridas novamente imagens para ser analisado como o traçador se distribui no miocárdio, no momento do estresse.
Antes das imagens serem realizadas, é necessário um intervalo, para que as imagens fiquem de melhor qualidade, durante o qual, pode ser solicitado ao paciente para comer, beber água com gás e movimentar-se. Assim a atividade do radiofármaco que está sendo eliminada através das alças intestinais diminui, não atrapalhando a análise do miocárdio.
Deve-se conversar com o médico solicitante para receber orientação, pois apesar do fato de alguns medicamentos, como betabloqueadores, nitratos e outros, poderem diminuir a sensibilidade do exame, estes não devem ser suspensos sem a orientação e autorização do médico, em geral cardiologista, que solicitou o exame.
Nas 24h anteriores ao exame, deve-se evitar a ingestão, principalmente de:
A maioria dos médicos aconselha uma refeição leve 2 horas antes da cintilografia.
A Togni Medicina Nuclear, conta com um corpo clínico especializado para a realização deste e de outros exames. Toda a orientação pré e pós exames é passada com detalhes aos pacientes. Venha nos conhecer, R. Pernambuco, 3472 – Vila Redentora, São José do Rio Preto – SP e Av. da Saudade, 2803 – Cidade Nova, Votuporanga – SP.